quinta-feira, 17 de julho de 2008

Cadê a boca, a panacéia do mundo?

(a imagem acima foi retirada do site www.photobucket.com )

Agora vão instalar chips nos automóveis. A reportagem foi sucinta. Mas, pelo que entendi, vão rastrear os carros! Eu não faço segredo do quanto sou contra a tecnologia abusiva. Abusiva? Sim, abusiva, intrusiva, opressiva, nociva!!!

Como se já não bastasse o celular - essa coleira eletrônica - agora querem criar um “Big Brother” universal. Mas eu não me inscrevi! Não entrei nessa fila! Não quero ser famosa. Por isso, não atendo. Meu celular é para EU ligar, dá licença!?

Não quero o 3G. Quero "matar minha vó" no trabalho e ir pro motel.

Não quero chip. Quero ser seqüestrada pra cachoeira sem ninguém saber! Nem se intrometer. De intrometida, hoje, não mais a tia, mas a tecnologia.

Vc tem bina no celular. Alguém te liga e vc não escuta. Só vê o número depois. Não faz idéia de quem seja. O q vc faz com isso? Eu não faço nada.

Vc desliga o celular. Eles inventam o “te ligou”.

Vc desliga a secretária eletrônica. Eles cobram taxa extra.

Vc tem um computador pra reduzir o tempo do q faz. O q vc faz com isso? Eu trabalho mais.

Vc pode se comunicar por celular, e-mail, messenger, mensagem no celular, torpedo, fax... Vc tem dito "eu te amo"? Eu disse “DITO”, falado, com a voz, com a boca!!!

“As máquinas fazem mais em menos tempo”! O q vc faz com isso? Eu tenho tido mais máquinas.

Fala-se menos. Escreve-se mais. Não conheço a tua voz. Não sei qual a entonação.

Talvez quando a Filosofia não mais responder às perguntas, se resolva estudar a boca. Talvez quando findo o inventário dos herdeiros do futuro, se resolva estudar a boca. Boca... De Boccaccio a Bocage, esse bocado de gente que me deixa de boca aberta, passando também pelos “meia boca”, ou os de voz rouca, que não alcança meus míopes ouvidos, talvez se resolva estudar a boca. Não a comunicação ou a linguagem, mas a boca, essa panacéia do mundo. Beijo vem da boca. Remédio é pela boca. Segredo vem da boca. Comida é pela boca. Denúncia vem da boca. Cachaça é pela boca. Verdade vem da boca. Sorriso é pela boca. Promessa vem da boca. Mordida é pela boca. Desabafo vem da boca. E bafo também vem. Venda a boca? Melhor vendar os olhos. E sentir com o paladar. Para dar no que vai dar. Talvez quando a Filosofia não mais responder às perguntas, se resolva estudar a boca. Não a comunicação ou a linguagem, mas a boca, essa panacéia do mundo.

Carolina Sousa Martins

Nenhum comentário: