sexta-feira, 11 de julho de 2008

Manchetes


Cacau. Matéria-prima do meu vício. Guerra se viu na Costa do Marfim. Festa no sul da Bahia? Guerra civil no Rio, isso sim. Exporta os traficantes cariocas, ué! Acho que não vão querer comprar... Então manda plantarem cacau (ou manda “plantarem batata”!). Quem manda? O (des?)governo. O P.T. O que significa mesmo P.T? Não lembro. P.T, pra mim, é “perda total”. Costuma ocorrer naquelas noites que começam maaaravilhosas, e, depois de muito álcool adentro e “foda-se” afora, terminam com uma dor-de-cabeça METAfísica: uma dor-de-cabeça moral. Principalmente se você for mulher. E brasileira.

O Jabor fala das brasileiras. E da “vulgarização do feminismo”. E humildemente se pergunta se sua revolta não seria fruto de inveja, por pertencer a outra geração. Inveja da minha geração? Duvido. A “geração anos rebeldes” invejaria a “geração rebelde-sem-causa” (ou “geração-sem-rebeldes”)? Não creio. Aliás, não cremos. Não cremos em ovelha negra. Nem em vaquinha de presépio. Talvez em ovelha branca. Da Nova Zelândia. Sabia que lá tem mais ovelha do que gente? Ou costumava ter... E aqui, hein?! Aqui deve ter mais advogado do que gente. Não que advogado não seja gente... Não é isso... Calma... Eu consigo ser as duas coisas! :) Mas, nem com tanta gente “direita”, tem “panelaço” no Congresso. Natural. Isso é coisa de dona-de-casa... Dona de causa? Casa! Casa própria. Ah, entendi... Causa própria.

Inveja... Inveja tenho eu. De quem está no controle. Muda o canal, por favor? “Dos anos 70 aos 90, o desempenho escolar feminino era muito melhor do que o masculino.” Começou bem. Só que qualquer um que já freqüentou escola sabe disso, PENSO EU. “Mas nos últimos resultados do ENEM” - prossegue o repórter – “os meninos se saíram melhor”. Lá vem a piadinha... Do DONO do controle remoto: “são os neurônios a mais!”, DIZ ELE. “E as pesquisas apontam para uma causa: as meninas estão deixando de estudar pra tentar a carreira de modelo.” Ai, ai, ai... ‘Tá ouvindo, Jabor?

Carolina Sousa Martins

Nenhum comentário: