sexta-feira, 11 de julho de 2008

Entre coceiras e cócegas

Descobri que o amor não dói. Coça. O amor é involuntário. A coceira também. Você conhece remédio para dor e para cólica. Você sabe uma receita para gripe e uma dica para insônia. Mas você conhece algum remédio para curar amor? E para coceira? Não conhece. Mas conhece uma substância que alivia. Momentaneamente. Ambos. O álcool!

Mas se o amor coça... Será ele humano ou biológico? Para mim, é humano. Quando acharam que eu tinha crescido e me obrigaram a optar, escolhi Humanas. Exata só a certeza de amar. Se é exato, não consegue nem ser romântico... Já inventaram algo menos romântico do que a matemática? Imagine uma declaração de amor tão precisa quanto: “são 5:56h da manhã, o sol está 63% para fora da montanha e isso lembra você”. Agora: “já é manhã, o sol SE ESCONDE atrás das montanhas e sua beleza me lembra você...” Reticências...

Sempre gostei disso. Divagar... Devagar... Alguém gosta de receber bilhetinhos em mesas de bar tão diretos quanto “quando é que eu vou conseguir te levar ao motel?” e cheios de erros de português? Se não tiver o que me dizer, “diga reticências”. E eu gamo. Pela gama de opções que você dá à minha imaginação. Sou presa de camaleão. Presa pega pela língua. Portuguesa. E acho que não sou a única. Também saí na capa da Veja: mulheres da nova geração. Também gosto dos homens inteligentes. E como. É uma celebração. CerebrAÇÃO.

Por hoje é só tudo isso. Tenha um dia feliz. Que faça cócegas. Tenha um trabalho feliz. Que faça cócegas. Tenha uma família feliz. Que faça cócegas. Tenha um amigo feliz. Que faça cócegas. Tenha um amor feliz. Que faça cócegas. Cócegas não. Cosquinha. É mais lúdico.

Carolina Sousa Martins




P.S. Fui procurar "cosquinha" no dicionário e não achei. Mas achei "cosquento" (= quem sente cócegas facilmente) e qual não foi a minha surpresa quando descobri que cócegas tem dois outros significados: desejo / tentação e impaciência / sofreguidão! Assim sendo que vocês tenham um dia cosquento no(s) bom/bons sentido(s)!

Um comentário:

Mariângela disse...

Carolina
Gostei muito dos seus textos, em especial este.
Desejo que vc tenha muito amor e muita cócega de mãos carinhosas.